Início Notícias Dia Europeu da Internet Segura 2010
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
Dia Europeu da Internet Segura 2010 PDF Versão para impressão
Terça, 09 Fevereiro 2010 10:41

Realiza-se hoje, 9 de Fevereiro de 2010, o Dia Europeu da Internet Segura. Este evento anual é organizado a nível Europeu pelo Insafe, rede de cooperação dos projectos que promovem a sensibilização e a consciencialização para uma utilização mais segura da Internet pelos cidadãos.

 A nível nacional, desde 2007 que o projecto Internet Segura se junta aos restantes países que integram a rede Insafe[1] e promove um conjunto de actividades com vista à promoção de uma navegação segura e crítica por parte dos cidadãos.

A adesão por parte da comunidade internacional a esta celebração tem tido um crescimento considerável, e espera-se que nesta edição sejam cerca de 60 os países associados às comemorações.

A nível europeu, o Insafe vai lançar um passatempo subordinado ao tema "Pensa antes de publicar", para jovens entre os 9 e os 15 anos, disponível em língua portuguesa[2].

A nível nacional, o projecto Internet Segura, da responsabilidade de um consórcio coordenado pela UMIC – Agência para a Sociedade do Conhecimento, IP e que também envolve a Direcção-Geral de Inovação e Desenvolvimento Curricular do Ministério da Educação, a Fundação para a Computação Científica Nacional (FCCN) e a Microsoft Portugal, preparou algumas iniciativas em Portugal para dar relevância à temática da Internet Segura, com particular atenção nas escolas do ensino Básico e Secundário e em Espaços Internet, locais de acesso público e gratuito à Internet.

No caso das Escolas, a equipa do Seguranet (www.seguranet.pt) lançou o repto para que, na semana de 8 a 12 de Fevereiro, sejam desenvolvidas actividades com alunos e/ou encarregados de educação, actividades que contribuam para a utilização crítica, consciente e segura da Internet. Para o desenvolvimento das actividades os Professores encontram no sítio do Seguranet[3] vários materiais de apoio às actividades incluindo apresentações para projecção em sala de aula.

Recursos Seguranet disponíveis em:

A celebração do Dia Europeu da Internet Segura 2010 assinala também um novo modelo organizativo do projecto Seguranet que passou a contar com u m Representante Regional Seguranet em cada uma das Direcções Regionais da Educação. Com este novo modelo organizativo são já cerca de 16.000 os alunos de todas as escolas do país que participam mensalmente nos DESAFIOS Seguranet[4].

A Microsoft, enquanto membro do Consórcio Internet Segura, e em parceria com a Associação de Empresários pela Inclusão Social (EPIS) e o Millennium BCP, promove no dia 9 de Fevereiro acções de sensibilização sobre o tema da Segurança na Internet, dirigida a crianças e jovens entre os 6 e os 15 anos, em 61 escolas do ensino básico e secundário de todo o país.

Estas acções mobilizam cerca de 104 voluntários da Microsoft, EPIS e Millennium e aproximadamente 4500 alunos.

O projecto Internet Segura em conjunto com a Rede de Espaços Internet (http://www.rededeespacosinternet.pt) promove a generalização de diferentes acções de sensibilização/formação nos cerca de 1170 Espaços Internet existentes por todo o país, em Municípios, Bibliotecas Públicas, Instituições de Solidariedade Social, Centros de Inclusão Digital, Centros de Emprego e Formação Profissional, Colectividades de Cultura e Recreio e Centros de Ciência Viva.



[1]Os países que integram a rede Insafe são: Alemanha, Austria, Bélgica, Bulgária, Chipre, Dinamarca, Eslováquia, Eslovénia, Espanha, Finlândia, França, Grécia, Hungria, Irlanda, Islândia, Itália, Letónia, Lituânia, Luxemburgo, Noruega, Países Baixos, Polónia, Portugal, Reino Unido, República Checa, Roménia e Suécia.

[2]Mais informações sobre este passatempo em www.saferinternet.org.

 

 






Consórcio Internet Segura

 
 

Copyright © 2017 , Fundação para a Computação Científica Nacional.
Todos os direitos reservados