Início Notícias 10.º Aniversário INHOPE - Celebração e Assembleia Geral, Bruxelas, 04/11/2009.
Português (pt-PT)English (United Kingdom)
10.º Aniversário INHOPE - Celebração e Assembleia Geral, Bruxelas, 04/11/2009. PDF Versão para impressão
Quarta, 04 Novembro 2009 17:53

A rede INHOPE celebra 10 anos na luta contra conteúdos ilegais na Internet com especial enfoque para as imagens de Abuso Sexual de Crianças.

A rede de Hotlines INHOPE convocou hoje uma sessão especial para celebrar o 10.º Aniversário na luta contra conteúdos ilegais na Internet. As Hotlines da rede INHOPE possibilitam ao público em geral a denúncia, de forma anónima, de conteúdos supostamente ilegais ao nível da Internet, nomeadamente imagens de abuso sexual de menores.

 

Ruben Rodriguez, Presidente do INHOPE e Director do National Center for Missing and Exploited Children (Tipline dos Estados Unidos da América) abriu o encontro dizendo, “A Associação INHOPE tem tido grandes progressos nos últimos anos. Temos já 36 Hotlines de 31 países diferentes na Europa e no mundo. Temos aumentado drasticamente o nosso alcance para a indústria e para a aplicação da lei o que nos tem permitido desenvolver projectos e iniciativas de colaboração, que por sua vez, têm aumentado a nossa capacidade de remover imagens de abuso sexual na Internet.”

A INHOPE está a utilizar a sua posição enquanto representante das várias linhas nacionais ao redor do mundo para desenvolver o primeiro banco de dados global de URL para gravar os dados relevantes de sites que contenham imagens de abuso sexual infantil. Os dados recolhidos a partir desta rede irá permitir à INHOPE fornecer os dados mais relevantes e informações acerca da circulação e consequente proliferação de conteúdos ilegais.

As informações fornecidas pela INHOPE e pelos seus membros irão permitir à indústria, governantes e responsáveis pela aplicação de Leis uma orientação na forma de utilizar os recursos e no esforço para combater a distribuição de material ilegal. Ao agregar as informações fornecidas por todos os seus membros e outras fontes públicas a INHOPE é capaz de ajudar os seus parceiros a enfrentar desafios futuros. O Banco de dados de URL é uma ferramenta única para aumentar a confiança dos utilizadores de Internet.

Para incentivar as Hotlines em novas iniciativas, em todo o Mundo, a INHOPE, em cooperação com a Comunidade Europeia tem trabalhado no sentido de dar prioridade aos Países onde o material ilegal pode mais facilmente ser acolhido e/ou produzido e aos Países considerados mais importantes na luta contra conteúdos ilegais na Internet.

A actividade ilegal no domínio da Internet é um problema que ultrapassa fronteiras e que não pode ser resolvido por nenhum País isoladamente. As Hotlines da rede INHOPE provaram ser uma mais valia na primeira linha de defesa contra os conteúdos ilegais em rede e na luta contra os predadores que actuam na Internet.

(*) Em alguns países as Hotlines são denominadas por Tiplines

 






Consórcio Internet Segura

 
 

Copyright © 2017 , Fundação para a Computação Científica Nacional.
Todos os direitos reservados